5 sinais de que você está exagerando no consumo de sal

O sódio é essencial à saúde, mas em excesso pode ser perigoso para sua saúde, especialmente pra quem treina. Descubra se você tem esse problema!

musculação-sal

O sódio, principal componente do sal de cozinha, é um nutriente essencial para diversas funções do organismo, mas o seu uso em excesso pode trazer riscos sérios.

A atenção deve ser ainda maior por parte de quem treina pesado, porque o consumo excessivo deste nutriente pode jogar pelo ralo todo o sue esforço na academia.

A dificuldade em controlar o consumo de sódio existe porque grande parte do que consumimos do mineral por dia não vem diretamente do saleiro, mas de alimentos processados ou preparados.

Diferentemente da água, cujo consumo indireto só faz bem, com o sal é o contrário.

Se, além de caprichar no sal da salada, do arroz e do feijão, você consumir muitos alimentos processados, certamente irá superar o consumo máximo recomendado de sal por dia – que, segundo a Organização Mundial da Saúde, é de 5g.

Se não é fácil controlar quanto sal você consome por dia para poder controlar a sua ingestão, existem alguns sinais que indicam que você está nesse caminho. Abaixo, mostramos 5 deles.

Caso você tenha um ou mais desses sinais, é bom rever sua alimentação. Ou você poderá comprometer seus ganhos e até colocar sua saúde em risco. Se liga:

5 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ EXAGERANDO NO CONSUMO DE SAL

1- Inchaço

Se você consome muito sal, sua pele e algumas partes do seu corpo tendem a ficar inchadas por causa da retenção de líquidos.

E não é o tipo de inchaço que você procura – o muscular – mas um que vai dar a impressão de você estar acima do peso e com boas doses de gordura corporal.

Ao redor dos olhos, nas mãos e nas juntas são lugares onde isso costuma acontecer com maior frequência.

2- Sede excessiva

musculação-sede

O excesso de sal causa desidratação. Como resultado, além dos problemas que isso pode gerar, você vai sentir muito mais sede ao longo do dia, em especial durante o treino.

Em atletas, é comum sentir até uma espécie de “película” salgado nos lábios. Isso acontece porque o corpo está tentando se livrar do excesso de sal presente no seu organismo.

3- Idas ao banheiro

Não é só a cerveja que pode aumentar o número de idas ao banheiro, o sal também tem essa capacidade – por motivos diferentes.

No caso do sal, a tendência é que a urina fique mais escura e densa. Esse processo causa perda de cálcio, o que pode não ser um problema se você tiver bastante cálcio no sangue – mas, caso não tenha, o organismo irá tirar cálcio dos ossos.

É por isso que o consumo excessivo de sal pode diminuir a força e densidade dos ossos e aumenta o risco de osteoporose.

4- Maior cansaço

musculação-cansaço

O consumo de sal não aumenta o cansaço físico ou mental diretamente, mas a desidratação que ele promove, sim.

Se você treina pesado com muita frequência, a probabilidade disso acontecer é maior, claro, já que o esforço físico é muito maior.

Esse cansaço “extra” pode facilmente piorar sua performance atlética e interferir nos seus resultados.

5- Problemas renais ou cardíacos

O consumo excessivo de sal pode prejudicar o funcionamento dos rins e do coração, porque os dois órgãos precisam trabalhar muito mais.

O trabalho pesado do coração pode levar à problemas de saúde sérios como pressão alta, ataque cardíaco, derrame, entre outros. No caso dos rins, os cálculos (pedras) e a perda ou diminuição da função renal são algumas das possíveis sequelas.

fan
botaocurtaface

——————————————————————————————————————————————————————————
REFERÊNCIAS:
Por Mayk Macedo
Fonte: http://www.motivacaonamusculacao.com

Categorias: Dicas de Musculação

Sobre o Autor

Dicas de musculação

Dicas de Musculação é uma página do Jornal de Caruaru que visa fornecer um pouco de conhecimento sobre o assunto. Partes de nosso conteúdo nos pertencem, assim também como uma boa parte foi retirada da internet. Caso você seja o detentor dos direitos de algum vídeo, imagem, texto ou qualquer outro conteúdo, e seja contrário a exibição em nosso site, favor entrar em contato conosco através do e-mail: jornaldecaruaru@gmail.com para que possamos retirar ou dar os devidos créditos.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz