Benefícios da natação para doenças oportunistas invernais

Durante o inverno o número de casos internações aumentam entre 30% e 50%

A natação pode trazer inúmeros benefícios para pessoas que sofrem com crises respiratórias

A natação é o esporte mais indicado para crianças e adultos com problemas respiratórios

O inverno ainda nem começou mas com o aparecimento das baixas temperaturas, no Agreste, algumas doenças oportunistas, típicas do clima frio, começam a surgir. Com isso, começa a temporada de resfriados, gripes e outras doenças comuns à estação mais fria do ano, como rinite, sinusite, faringite, laringite e bronquite que já tem afetado muitos adultos e crianças.

No frio, as internações causadas pelas doenças respiratórias aumentam de 30% a 50%. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que as doenças respiratórias ocupam o terceiro lugar entre as causas de morte no mundo. A alergia, típica do inverno, é uma reação do corpo contra a poeira, o mofo, ou qualquer outro agente que nosso sistema de defesa identifique como um intruso. A melhor receita para enfrentar a chegada das baixas temperaturas é manter o sistema imunológico forte, evitar o estresse, dormir bem, praticar atividade física e se alimentar bem.

A natação é o esporte mais indicado para crianças e adultos com problemas respiratórios devido à capacidade de melhorar a condição respiratória, aumentando o intervalo das crises. Isso ocorre porque a natação ajuda a expandir o pulmão, aumentando a capacidade respiratória.

De acordo com o professor de educação física, Marcos Farias, a natação pode trazer inúmeros benefícios para pessoas que sofrem com crises respiratórias ou com doenças oportunistas que surgem durante o inverno. “Quando as pessoas estão em crises respiratórias a maior dificuldade para eles é a expiração pois ele se asfixia pela quantidade de ar inspirado. A natação age melhorando essa condição porque a umidade da água facilita a troca gasosa no corpo, as propriedades físicas da água também ajudam no movimento da musculatura das costas, do abdômen e de todo tronco, facilitando a inspiração”, disse.

Se você quiser agendar uma visita para conhecer as dependências da “Body Control Studiun” ligue para este número: (81) 9.9650-9710 e fale com Marcos Farias – Especialista em Treinamento Funcional  

 

 

Categorias: Dicas de Musculação

Sobre o Autor

Dicas de musculação

Dicas de Musculação é uma página do Jornal de Caruaru que visa fornecer um pouco de conhecimento sobre o assunto. Partes de nosso conteúdo nos pertencem, assim também como uma boa parte foi retirada da internet. Caso você seja o detentor dos direitos de algum vídeo, imagem, texto ou qualquer outro conteúdo, e seja contrário a exibição em nosso site, favor entrar em contato conosco através do e-mail: jornaldecaruaru@gmail.com para que possamos retirar ou dar os devidos créditos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*