Comissão do Sindicato dos Produtores Rurais de Caruaru participaram do Grito da Terra-PE

Comissão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caruaru participaram do evento Grito da Terra Pernambuco, realizado nesta segunda (17) na Capital Pernambucana.

A comissão foi recebida pelo governador Paulo Câmara, pelo senador Humberto Costa e pelo secretariado do governo para discutir a pauta de reivindicações. Com bandeiras ruralistas, os trabalhadores da terra vestiram a Praça da República de verde, vermelho e branco solicitando ações emergenciais.

Durante o encontro, Paulo Câmara assinou dois decretos que vão consolidar a agroecologia e a agricultura familiar de Pernambuco e assegurou o fortalecimento do Programa Chapéu de Palha com o anúncio do envio, ainda nesta semana, à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o Projeto de Lei para reajustar em 10% o benefício.

“Entendemos a preocupação do trabalhador rural e reafirmamos o nosso compromisso em realizar ações que passem pela melhoria da chegada da água, pela segurança no âmbito da zona rural e questões que envolvam a educação. Vamos realizar obras que garantam a instalação de cisternas, sistemas simplificados e a perfuração de poços para dar condições ao trabalhador de produzir mais apesar das dificuldades de água”, afirmou o governador Paulo Câmara. “Saio daqui hoje com o dever de casa de defender o homem do campo, para que ele tenha condições de, com o próprio trabalho e na sua terra, fazer avanços e poder se estabelecer com essa atividade econômica importante que nós sabemos que é”, completou.

Sindicato-dos-Trabalhadores-Rurais-de-Caruaru-no-Grito-da-Terra-Pernambuco

DECRETOS

Um dos decretos assinados pelo governador institui uma comissão multisetorial para fins de desenvolvimento de Plano de Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. O segundo decreto institui a Comissão Estadual para fins de desenvolvimento de Plano de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado de Pernambuco.

VIOLÊNCIA NO CAMPO

Com relação ao combate à violência, Paulo Câmara assegurou que o Governo de Pernambuco irá disponibilizar mais equipamentos e policiais na zona rural para garantir a segurança dos trabalhadores rurais. Sobre a reforma da Previdência, o governador reforçou o compromisso de lutar para que não haja prejuízos ao trabalhador rural. “Temos que garantir os direitos dos trabalhadores rurais do nosso Estado e não vamos aceitar de maneira nenhuma alterações na reforma da Previdência”, cravou.

Acompanharam o governador Paulo Câmara os secretários Antonio Figueira (Casa Civil), Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Fred Amâncio (Educação); o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; e o senador Humberto Costa. Entre as entidades participantes do 6º Grito da Terra de Pernambuco estiveram FETAPE, CONTAG, FETAEPE, STR, ASA, SERTA, MST, PJR, CPT, SABIÁ, Instituto Manoel Santos, Cáritas Brasileira NE2, CUT e COOPAGEL.

O presidente do Sindicato, Manoel Almeida, e a diretora Mariquinha Carvalho, ficaram satisfeitos com apoio dado ao evento pela caravana de Caruaru.

Com informações do Diário de Pernambuco

Categorias: Local

Sobre o Autor

Anita Torres

Algumas imagens e matérias são de fontes diversas (internet). Caso você seja o detentor dos direitos de algum vídeo, imagem, texto ou qualquer outro conteúdo publicado e seja contrário a exibição em nosso site, favor entrar em contato conosco através do e-mail: jornaldecaruaru@gmail.com para que possamos retirar ou incluir os devidos créditos.

Deixe um comentário

Você está autenticado como Anita Torres | Sair

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
Anita Torres
wpDiscuz