Artigo – Banco da Saúde – Por Lino Tavares

“Seria mais justo e útil para a população que o governo criasse um Banco destinado exclusivamente ao financiamento de tratamentos de saúde.”

Lino Tavares - Jornalista

Lino Tavares – Jornalista

Num país onde o foco do governo se volta 80% aos interesses do estado e apenas 20% aos dos cidadãos, proliferam entidades que se locupletam às custas do dinheiro do povo, sem que os poderes constituídos tomem medidas eficazes que coíbam tais formas de usurpação popular exercidas sob o resguardo da lei. Uma dessas instituições são os planos de saúde, que cobram mensalidade elevadas e nem sempre cumprem com o dever de proporcionar assistência médica e hospitalar à altura do que é cobrado.

Diferentemente de um seguro de vida ou de um fundo de previdência privada, os planos de saúde não têm custos relativos aos a seus associados ou familiares, no pós morte, desfrutando da vantagem de ficar com todo o montante das mensalidades pagas, ainda que o contribuinte falecido tenha utilizado minimamente a cobertura médica e hospitalar teoricamente proporcionada pela entidade. É óbvio, que sendo instituições empresariais os planos de saúde existem para ter lucro, mas bem que o poder público poderia evitar tal lucratividade numa área tão sensível como a da saúde pública.

Pensando nisso, me perguntei outro dia se não seria mais justo e útil para a população que o governo criasse um Banco destinado exclusivamente ao financiamento de tratamentos de saúde, cujos empréstimos seriam pagos com baixa taxa de juros e em suaves prestações, haja vista tratar-se de uma entidade financeira sem fins lucrativos. Tais prestações seriam iguais ou até menores do que a mensalidade paga aos planos de saúde, com a vantagem de terem prazo de duração limitado, diferentemente desta última que é uma despesa morta para o resto da vida, gerada pela presunção de gastos com saúde que, em grande parte dos casos, jamais acontecem.
——————————————————————————————————————————————————————————

Lino Tavares é jornalista esportivo.

Categorias: Artigos & Opinião

Sobre o Autor

Jornal de Caruaru

O Jornal de Caruaru constantemente pratica a reprodução de conteúdo com menção da fonte. Algumas imagens e matérias postadas são de fontes diversas (internet). Caso você seja o detentor dos direitos de algum vídeo, imagem, texto ou qualquer outro conteúdo publicado e seja contrário a exibição em nosso site, favor entrar em contato conosco através do e-mail: jornaldecaruaru@gmail.com para que possamos retirar ou incluir os devidos créditos.

Comentários

  1. Tânia Maria
    Tânia Maria 6 maio, 2017, 17:55

    Concordo plenamente, pois os planos de saúde só querem arrecadar e, na hora de cobrir despesas médicas, ficam tirando o corpo fora. O colunista tem razão. O que se paga ao plano de saúde para o resto da vida poderia ser pago para um empréstimo bancário, com juro baixo, por um prazo limitado. Parabéns ao Tavares e ao Jornal de Caruru por essa matéria de utilidade pública que merece ser enviada ao congresso para apreciação e possível projeto nesse sentido.

    Responda este comentário

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*