Body Control Studium: Exercício físico no inverno aumenta gasto calórico e previne doenças

Junho trouxe a estação mais fria do ano e, durante o frio, a maioria das pessoas tendem a abandonar os treinos e exagerar na alimentação devido ao clima. Mas, o que poucos sabem é que se exercitar no inverno traz mais benefícios do que no verão e os benefícios vão desde o gasto elevado de calorias até a prevenção de doenças.

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Mas, fazer exercício físico no inverno requer alguns cuidados porque, nessa época do ano, a tendência é que as temperaturas fiquem cada vez mais baixas principalmente pela manhã e à noite. Por isso, quem gosta de treinar ao ar livre, nesses horários, precisa tomar alguns cuidados para evitar lesões. Isso porque, no frio, ocorre uma vasoconstrição que faz com que o sangue não chegue suficientemente onde deveria aumentando os riscos de lesões nos músculos.

O especialista em treinamento esportivo, Marcos Farias, fala que é possível minimizar os impactos do frio fazendo um bom aquecimento e tomando alguns cuidados. “Se estiver muito frio, o ideal é vestir uma calça e camisa de manga longa ou até mesmo um casaco, se for o caso. Bonés, luvas e até óculos são recomendados já que algumas cidades da região registram temperaturas muito baixas nesta época do ano. Dê preferência também a peças mais justas e coladas à pele como leggins que deixam menos espaço para a passagem de ar, protegendo melhor do frio”, disse.

Além disso, um dos fatores positivos de treinar no frio é que o gasto calórico é maior porque o corpo vai precisar de mais calorias para se aquecer o que faz com que se consiga melhores resultados treinando no inverno. “Ao praticar atividades físicas no inverno, além de gastar mais calorias, você evita gripes e resfriados já que as atividades fortalecem o sistema imunológico. Durante o inverno temos mais propensão a adoecer. Mas, se exercitar neste período, ajuda a não se contagiar com essas doenças”, explica Farias.

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Categorias: Dicas de Musculação

Sobre o Autor

Anita Torres

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