Cultura e Cidadania – Sebá é o homenageado do XIX FESTEC – Por Paulo Nailson

Banner Cultura e Cidadania

Começa hoje a XIX edição do FESTEC – Festival de Esquetes de Caruaru. Sebá é o homenageado.

Festival de Esquetes de Caruaru O auto do Bumba meu boi

O festival conta  com apresentações teatrais, workshops e oficinas. O evento  acontece no Teatro João Lyra Filho.

Os espetáculos infantis acontecem de 10h e 15h, e os esquetes teatrais a partir das 20h.

O homenageado do ano será o ator, diretor, produtor e mamulengueiro Sebastião Alves, o Mestre Sebá.

 Festival de Esquetes de Caruaru - seba

Mestre Sebá nasceu em Sertânia, no sertão pernambucano, em 1957, e mudou-se para Caruaru na década de 1970 com o sonho de ser artista de cinema. Por lá, apaixonou-se pelo mamulengo e, com o tempo, além do teatro oficina Mamusebá, fundou a Cia Pernas pra Circulá e o Teatro Garagem Mamusebá. Hoje define o mamulengo como “sua vida” e afirma “não trocar Hollywood por Caruaru”.

“Meu sonho é ajudar as pessoas. Para mim, ser artista é ser um homem bom, que tem condições de contar boas histórias. Os mestres são praticantes e amantes do que fazem. Aqui não é só lúdico, tem formação também”, resume. “O que me orgulha é saber que os pais chegam com filhos, gostam e dizem que vinham quando eram pequenos”, conta.

Serviço

Festec

Local: Teatro João Lyra Filho

Data: De 9 a 14 de Outubro

Horários: Espetáculos Infantis – 10h e 15h

Esquetes teatrais – A partir das 20h

Ingressos: R$ 5

Verbetes do Abecedário de personagens do folclore brasileiro

Saci-Pererê, Curupira, Iara e Lobisomem são personagens do folclore brasileiro amplamente conhecidos. Mas você já ouviu falar em figuras como Anhangá, Buopé, Cumacanga, Mapinguari, Romãozinho, Teiniaguá? Todos eles são verbetes do Abecedário de personagens do folclore brasileiro e suas histórias maravilhosas (Sesc São Paulo e FTD Educação, 416 páginas, R$ 55), obra fruto de vasta pesquisa feita pela jornalista e escritora Januária Cristina Alves. Obra lançada ontem na Bienal do Livro, no Centro de Convenções.

Fepearte

O Shopping Caruaru receberá no final deste mês a I Feira Pernambucana de Artesanato. Muitos estandes já confirmado e promete ser um grandioso evento cultural que fará parte da agenda no estado.

Num dia como hoje…

Nascia em 10 de outubro de 1898 Joraci Camargo, no Rio de Janeiro. Ator, teatrólogo, jornalista e letrista, escreveu várias obras teatrais.  Entre suas muitas obras, em 1976, “Deus lhe pague” foi a primeira grande peça brasileira adaptada, por Millor Fernandes, Vinicius de Moraes e Edu Lobo, para o gênero comédia musical que, sob o mesmo título, foi apresentada com grande sucesso no Canecão, no Rio de Janeiro, sob a direção de Bibi Ferreira. Foi adaptada para novela de televisão e exibida com enorme êxito em Buenos Aires, Argentina.

Vamos refletir com Joraci:

“Deus é o único que perdoa os ateus.”

“A humanidade se compõe de miseráveis, falsos-ricos e ricos-falsos.”

“O amor é o inspirador de toda a sabedoria.”

C & C

Cultura e Cidadania logo

Categorias: Paulo Nailson

Sobre o Autor

Paulo Nailson

Escreve no Jornal de Caruaru a coluna Cultura e Cidadania e no blog Política de AaZ. É responsável pelo blog presentiaonline. Atua na Cultura e no meio político. Informações para este espaço: paulo_nailson@hotmail.com

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz