Dezembro Vermelho – Nutricionista destaca a alimentação para portadores de HIV/AIDS

Coordenador de Nutrição da UNINASSAU Caruaru ressalta também a importância da área para esses pacientes

dezembro_vermelho

No Brasil, o mês de dezembro também é um período de conscientização pela prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Por esse motivo é realizado o Dezembro Vermelho, uma campanha nacional que busca alertar e prevenir sobre essas patologias. A alimentação dos pacientes que tratam essas doenças é um dos fatores importantes para que essas pessoas tenham uma qualidade de vida melhor.

O coordenador do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru, nutricionista e Mestre em Educação em Ciências da Saúde, Adriano Oliveira, ressalta a relevância de uma alimentação adequada durante o tratamento. ‘’É de conhecimento científico atual que portadores de HIV/AIDS subnutridos ou com uma má alimentação, têm mais chances de morrer nos primeiros seis meses de tratamento, logo, a nutrição é fundamental da vida destes pacientes’’, explica.

Adriano Oliveira destaca ainda que ‘’na era pós-terapia antirretroviral potente (HAART), quando as pessoas vivem mais e melhor com HIV, o papel da nutrição assume lugar de destaque no fortalecimento imunológico, reduzindo o risco de doenças e melhorando a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV’’. Segundo o coordenador da UNINASSAU, através da abordagem de um nutricionista clínico, é possível realizar uma avaliação nutricional precoce, utilizando peso, altura, IMC, bioimpedanciometria, pregas cutâneas, exames bioquímicos, anamnese alimentar. “Essas ferramentas servem como parâmetros para que a equipe médica possa entender as relações entre o estado nutricional do indivíduo e interferências na terapêutica da doença’’, explica.

‘’Alimentos como frutas, verduras, produtos integrais, leite/derivados, tubérculos, peixes, ovos e carnes magras devem ser indicados, não obstante, frituras, embutidos, enlatados, produtos industrializados, sal, doces e fast-foods devem ser restringidos ou mesmo descartados da dieta deste público’’, finaliza o nutricionista.

Sobre o Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, instituída por lei, que visa a prevenção ao HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho. De acordo com a lei, sancionada em novembro de 2017, pelo presidente da República, a campanha terá foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e será constituída de um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento da doença.

Categorias: Local

Sobre o Autor

Anita Torres

Algumas imagens e matérias são de fontes diversas (internet). Caso você seja o detentor dos direitos de algum vídeo, imagem, texto ou qualquer outro conteúdo publicado e seja contrário a exibição em nosso site, favor entrar em contato conosco através do e-mail: jornaldecaruaru@gmail.com para que possamos retirar ou incluir os devidos créditos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*