Raquel Lyra participou de encontro do TRE-PE com jovens do Agreste

Encontro fez parte do encerramento das ações deste ano do programa Eleitor do Futuro

Raquel Lyra encontro do TRE-PE com jovens do Agreste 3

Nesta quarta-feira (06), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, participou de um encontro promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE) com alunos da rede pública de ensino da região Agreste. O “Encontro do TER-PE com jovens do Agreste Centro-Norte” teve como objetivo levar aos jovens e futuros eleitores a temática da cidadania política e sua importância nos regimes democráticos.

Participaram do encontro alunos das escolas caruaruenses Elisete Lopes, Vicente Monteiro, Estelita Timóteo, Manoel Bacelar, Agamenon Magalhães, Profº Francisco Joaquim de Barros e Nicanor Souto Maior, além das Escolas Profª Maria de Lourdes Temporal, em Cupira, e Profª Josefa Paulina de Souza, em Ibirajuba. Para eles, o presidente do TRE-PE, o desembargador Luiz Carlos Figueiredo, disse que o mais importante não é ensinar como se vota, mas como se participa do processo eleitoral. “Estamos aqui para celebrar a democracia e o protagonismo de vocês, jovens, no processo de democratização do país. O que mais importa não é ensinar como se aperta o botão da urna, é ensinar o que é participação, é ensinar o que é democracia e fazer com que vocês compreendam que vocês são os donos dos seus destinos”, comentou.

Raquel Lyra encontro do TRE-PE com jovens do Agreste 4

Raquel Lyra também falou para os adolescentes e futuros eleitores sobre a importância da participação deles no processo democrático. “No passado, eram os políticos, num palanque, que influenciavam as pessoas sobre o voto. Hoje, são vocês, que têm acesso a todas as notícias, que influenciam suas famílias, suas casas, seus amigos. Por isso, é importante que reflitam muito na hora de votar e, principalmente, que participem muito, inclusive depois da eleição, na construção do mandato de quem votaram. A gente pode construir um país muito melhor que o de hoje e a gente só vai conseguir isso se tiver a participação de vocês”, destacou.

A prefeita acrescentou, ainda, que, atualmente, por exemplo, é possível participar mais efetivamente da gestão através das redes sociais. “Vocês podem criticar, sugerir, elogiar, discutir sobre qualquer tipo de assunto relacionado ao governo. E isso faz com que a gente pense: que país, que cidade a gente quer? Que governo a gente quer? E a gente lute por ele”, completou.

Raquel Lyra encontro do TRE-PE com jovens do Agreste 2

O coordenador de música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SDSDH, Maestro Bitonho, recebeu uma homenagem por seus serviços prestados ao município. Na ocasião, as orquestras de Metais e Fole Novo (de sanfonas) regidas pelo maestro, além do grupo de percussão do Serviço de Convivência realizaram apresentações que animaram e emocionaram a todos os presentes.

Foram chamados para compor a mesa o presidente do TRE-PE, Luiz Carlos Figueiredo; a prefeita Raquel Lyra; a superintendente de Projetos Especiais da Educação do Estado, Renata Rodrigues; o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) de Caruaru, Fernando Silva; o ex-governador João Lyra Neto; o juiz da Vara da Infância e Juventude de Caruaru, José Fernando Souza; o presidente da OAB Caruaru, Felipe Sampaio; a diretora geral do TRE-PE, Isabela Landin; e a diretora da Gerência Regional de Ensino, Betjane Silva.

Raquel Lyra encontro do TRE-PE com jovens do Agreste 1

Sobre o Programa Eleitor do Futuro – É uma das ações de cidadania executadas pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PE e foi idealizado em 2003. É uma das formas de incremento da participação e colaboração da Justiça Eleitoral no desenvolvimento de uma educação brasileira cidadã, de modo a aumentar sua aproximação com a sociedade em geral e conscientizar os jovens acerca da cidadania, do processo democrático e do exercício do voto consciente, limpo e livre. O Programa é executado pela Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco e foi concebido para estimular a participação dos jovens e futuros eleitores, de 7 a 17 anos, no processo eleitoral brasileiro por meio de atividades lúdicas e pedagógicas.

Categorias: Política

Sobre o Autor

Antonio Pimentel

Depois de colaborar com vários sites de notícias da região metropolitana, solicitei e fui aceito para compor o time do Jornal de Caruaru. Postarei notícias diversas, mas sempre com um viés político.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*