Microsoft apresenta o Windows 10 nesta quarta (21) Quais serão as novidades?

Aguardado evento da empresa, marcado para às 15h (horário de Brasília) deve trazer novidades para os usuários finais do sistema. Listamos o que deve aparecer.

windows10 1

Liberar um preview técnico do Windows 10 para empresas em outubro do ano passado foi a parte fácil. Agora a Microsoft precisa satisfazer um público muito mais volúvel: os usuários finais.

A Microsoft deve apresentar um novo preview do Windows 10 nesta quarta-feira, 21/1, e dessa vez o foco será nos recursos otimizados para o pessoal em casa. Esperamos ver uma versão para PCs do assistente digital Cortana que já está presente no Windows Phone; uma melhor integração entre as versões mobile e desktop do Windows; possivelmente não um, mas dois novos navegadores; e uma nova sinergia entre Windows 10 e Xbox.

Também é esperado que a empresa de Redmond fale sobre o Windows Phone 10, que provavelmente será ligado de forma mais próxima com a família Windows. Mas a mensagem mais importante do evento da Microsoft provavelmente não será falada: o Windows 10 é o sistema pelo qual você estava esperando desde 2012, e te fará esquecer totalmente a decepção com o Windows 8.

“O Windows 10 será o novo padrão das empresas, o sucessor do Windows 7, um status que o Windows 8 foi incapaz de conseguir”, afirma o analista da Forrester Research, Frank Gillett. “O Windows 10 habilitará a Microsoft a manter sua posição de liderança no mercado de PCs, especialmente nas empresas, onde o computador continua sendo uma ferramenta crítica de trabalho.”

windows 10 2

Tudo parece muito bom, mas Gillett é menos otimista quanto a Microsoft realizar avanços significativos no segmento mobile – que era o objetivo do Windows 8 em primeiro lugar. “Apesar de o Windows 10 dar aos desenvolvedores a habilidade até então inédita de desenvolver apps que funcionem em PCs, tablets, e smartphones com um único esforço de desenvolvimento de aplicações, ele não mostra potencial suficiente para uma experiência mobile diferenciada que atraia desenvolvedores e usuários para fora dos líderes iOS e Androd.”

Então o que exatamente devemos esperar do evento desta quarta-feira, 21/1? Vamos dar uma olhada rápida abaixo.

Cortana mais ligado com a busca e as notificações

Continuo sem me convencer que os usuários do Windows vão conversar com o Cortana no PC da mesma maneira que fazem em um smartphone. Mas parece razoavelmente óbvio que o assistente digital da Microsoft chegue ao Windows em breve, com base nos vazamentos que vimos até agora.

O Cortana quase certamente vai assumir muitas funções de busca do sistema. O Preview Técnico do Windows 10, liberado em outubro, adiciona uma caixa de busca à barra de tarefas, basicamente substituindo a necessidade de ir para o ambiente Moderno/Metro e abrir uma pesquisa. Essa caixa de buscas pode continuar, mas eu esperaria que o Cortana acabasse com isso com o tempo.

windows 10 3

Estou esperando especialmente ver o Cortana mais próximo das notificações do Action Center compartilhadas entre o Windows 10 e o Windows Phone. Gostaria de sentar no metrô e pedir para o Cortana me lembrar de algo, e ter esse lembrete na tela do meu desktop quando chegar ao trabalho.

O Chrome, do Google, ainda não conseguiu realmente cumprir a sua promessa, mas o iOS, da Apple, está indo nesta direção. O que a Microsoft deveria entender é que, apesar de o PC ter a sua atenção, precisa se tornar o mais útil possível.

Continuum: a chave Desktop-Metro que todos queriam

Em outubro, os executivos da Microsoft tocaram no que eles chamam de conceito “Continuum: mudar a interface de usuário do Windows entre desktop e Modern/Metro, dependendo se o tablet ou aparelho híbrido está conectado a dock station, por exemplo.

windows 10 4

Na verdade, isso faz todo o sentido. Ninguém quer passar por vários menus Desktop com o dedo, ou mesmo com uma caneta stylus. Vou ao ponto de dizer que o Continuum quase não será válido de menção, uma vez que será um dos recursos óbvios que deveriam estar por aí desde o começo.

Internet Explorer 12 e o seu sucessor Spartan

O Spartan parece um bicho interessante: essencialmente uma reimaginação do Internet Explorer. Vazamentos do ZDNet e do The Verge apontam que o navegador está se tornando uma versão “peso leve” do IE, mas com suporte para extensões.

Qualquer um que já usou um PC por alguns anos muito provavelmente já testou o Chrome. Talvez porque o seu navegador alternativo favorito, o Firefox, tenha sofrido vazamentos notórios de memória, chegando ao ponto que muitos consideram inutilizável. Mas o hábito do Chrome de realizar sandbox em cada uma das abas significa que o browser também não é exatamente leve.

windows 10 5

No entanto, no último ano a tendência foi tirar o custo dos PCs para deixá-los com preços mais competitivos com aparelhos móveis, como smartphones e tablets. A Microsoft deixou o Windows essencialmente gratuito em tablets menores. “Enfeitar” em RAM e armazenamento em flash para diminuir custos foi uma tática popular – não apenas nos PCs, mas também nos Windows Phones.

Realizar uma reengenharia no browser para torná-lo eficiente e leve foi a fundação do Opera Software, que é o browser padrão dos feature phones da Microsoft, por exemplo. Parece razoável que vejamos laptops top de linha com Windows e IE; e os modelos de entrada rodando o Windows gratuito com o Bing em cima do novo Spartan.

Quanto aos recursos, me importo mais com o conteúdo da página web em que estou do que com o navegador que estou usando. Mas os plug-ins do browser são um recurso que o IE tem deixado passar há algum tempo.

Conectando o Xbox com o Windows 10, por meio de games

Já sabemos que o diretor de Xbox, Phil Spencer, vai se apresentar no evento do Windows 10, e na última quinta-feira, 15/1, ele falou vagamente sobre os seus planos.

Lendo entre as linhas, parece que Spencer e a Microsoft esperam deixar os games de PC mais em linha com o Xbox. O Windows 10 virá com a DirectX 12, uma API otimizada que ficará “mais próxima do metal” e deixará os games para PC mais alinhados com os consoles, a partir de uma perspectiva de renderização. Isso também parece muito com o que Spencer está falando.

De alguma maneira, os gamers de PC são uma espécie diferente, com reclamações válidas de que os consoles “estragaram” algumas ótimas franquias de PC, como Thief, por exemplo. Espero que possamos ver uma loja de games para PC muito mais robusta, seguindo a linha do Steam, em vez da lista anêmica e casual de jogos para Windows Phone que atualmente estão presentes na Windows Store.

Windows Phone 10: talvez uma espiada

A Microsoft pode mergulhar fundo nas entranhas do Windows Phone 10, mas não estou segurando minha respiração. Parte mensagem do Continuum é que os usuários devem ter a mesma experiência em um aparelho Microsoft, seja um smartphone, um tablet, ou console.

E a Microsoft já disse que os Lumias com Windows 8 conseguirão rodar o Windows Phone 10. Mas não está exatamente claro se a Microsoft planeja manter o Windows Phone 10 no mesmo cronograma do Windows 10. Acho que vamos ouvir algo sobre o assunto, mesmo que não seja um código com o qual poderemos brincar.

Outras mudanças

Sabemos que algumas outras mudanças estão a caminho: Gabriel Eul, da Microsoft, confirmou que o Windows 10 vai suportar o formato de áudio FLAC, por exemplo. A lista do Neowin do que eles esperam ver no Windows 10 inclui configurações múltiplas e versões renovadas de apps existentes.

Por fim, temos a questão do dinheiro – não o Windows como uma ferramenta de negócio, mas como a Microsoft planeja monetizá-lo. Não sabemos se o Windows 10 será um upgrade gratuito para os usuários do Windows, vendido por um preço com desconto, ou combinado com algum tipo de pacote de serviços ou assinatura para compensar a diferença. O COO da Microsoft, Kevin Turner, indicou que a empresa vai resolver algumas dessas questões neste começo de ano – mas ainda não está claro se isso acontecerá nesta quarta-feira, 21/1.

Até o momento, com base no nosso uso do preview técnico do Windows 10, a Microsoft fez muitas coisas certas. Ouviu as sugestões, realizou mudanças, e adicionou recursos onde era necessário. Mas não se engane – o evento desta quarta-feira é essencial para o Windows 10 assim como o seu eventual lançamento.

As informações são do IDGNOW com PC World / EUA

Categorias: Local

Sobre o Autor

Jornal de Caruaru

O Jornal de Caruaru constantemente pratica a reprodução de conteúdo com menção da fonte. Algumas imagens e matérias postadas são de fontes diversas (internet). Caso você seja o detentor dos direitos de algum vídeo, imagem, texto ou qualquer outro conteúdo publicado e seja contrário a exibição em nosso site, favor entrar em contato conosco através do e-mail: [email protected] para que possamos retirar ou incluir os devidos créditos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*