Body Control Studium – Verão: os riscos que se escondem por trás do sonho de um corpo perfeito

“Para ter saúde é preciso ter moderação e equilíbrio. Não existe fórmula mágica.”

Musculação - corrida

Sol, mar e o desejo de chegar a época mais esperada do ano com aquele corpo tão desejado é o que motiva milhares de pessoas que lotam as academias, estúdios e espaços de saúde em todo país. É, também, nesta época do ano que os excessos nos treinos e o consumo exagerado de suplementação e anabolizantes costumam ser mais frequentes entre atletas amadores.

Nessa época do ano a população é bombardeada por receitas milagrosas e exercícios mirabolantes, cuja propaganda promete um corpo perfeito em um curto espaço de tempo. E por acreditar nesses “milagres de verão” muitas pessoas passam a fazer uso de substâncias, muitas vezes, nocivas ao corpo humano.

Para o professor de Educação Física e especialista em Treinamento Funcional e Esportivo, Marcos Farias, os estereótipos de beleza associados a busca pelo corpo perfeito vem trazendo graves consequências na vida e na saúde das pessoas. “Na busca pela perfeição as pessoas fazem uso de esteroides anabolizantes, suplementação e cargas intensas de exercícios causando riscos a sua própria saúde. O que, com frequência, resulta em lesões musculares, fraturas, em caso de quedas, câncer de fígado, necrose de músculos e enfarto. Dessa forma, a atividade física deixa de promover saúde e passa a promover distúrbios físicos e psicológicos que podem interferir na vida pessoal e familiar do indivíduo,” explica.

A Organização Mundial de Saúde – OMS define que saúde é uma condição humana com dimensões física, social e psicológica, caracterizada num contínuo com polos positivos e negativos. A saúde positiva é caracterizada com a capacidade de ter uma vida satisfatória e proveitosa, confirmada geralmente pela percepção de bem-estar geral. A saúde negativa está associada com morbidade, e no extremo, com mortalidade prematura.

Para ter saúde é preciso ter moderação e equilíbrio. Não existe fórmula mágica. “É necessário entender que é preciso adotar hábitos saudáveis na alimentação e na atividade física. Para conquistar resultados permanentes é preciso uma boa orientação e acompanhamento com profissionais qualificados. É preciso ainda ter consciência que cada ser humano é único, diferente e requer cuidados diferenciados respeitando sua individualidade e limitações”, completou Farias.

Categorias: Dicas de Musculação

Sobre o Autor

Dicas de musculação

Dicas de Musculação é uma página do Jornal de Caruaru que visa fornecer um pouco de conhecimento sobre o assunto. Partes de nosso conteúdo nos pertencem, assim também como uma boa parte foi retirada da internet. Caso você seja o detentor dos direitos de algum vídeo, imagem, texto ou qualquer outro conteúdo, e seja contrário a exibição em nosso site, favor entrar em contato conosco através do e-mail: [email protected] para que possamos retirar ou dar os devidos créditos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*