Conselho Municipal de Política Cultural de Caruaru divulga agenda e metas para 2018

Dentre as ações, votação do edital público para seleção de artistas para o São João

Cultura - Conselho Municipal

A diretoria do Conselho Municipal de Política Cultural de Caruaru (CMPC), eleita para o biênio 2017/2018 e formada pela presidente Socorro Maciel (representante da sociedade civil) e pelo vice-presidente Leonardo Salazar (representante do governo), divulgou a agenda das reuniões ordinárias e as metas estratégicas do conselho para o ano de 2018.

Em janeiro, o foco será a elaboração, discussão e votação do edital público para seleção de propostas artísticas para o São João de Caruaru 2018. A Comissão Interna de Projetos Culturais já fez duas reuniões para alterar o edital do ano anterior no sentido de melhorar e aperfeiçoar suas regras e seus mecanismos. No dia 29 de janeiro, será convocada uma reunião extraordinária com o objetivo de reunir o plenário do conselho para debater e votar a minuta do edital, que deverá ser publicado no Diário Oficial do município antes do período carnavalesco.

Também em janeiro serão retomadas as reuniões da Comissão Interna da Estação Ferroviária, que foi criada em julho de 2017 e, desde então, reuniu os coletivos de cultura que ocupam o pátio ferroviário se reuniram com servidores da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. Na pauta, a ocupação do prédio do galpão no formato de condomínio e a consequente desocupação do pátio para a realização das obras de restauro do patrimônio ferroviário caruaruense pactuadas com a Transnordestina Logística, como a descoberta dos trilhos e a recuperação da paisagem original.

No início de fevereiro, na volta do recesso da Câmara dos Vereadores, será reenviado o projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Municipal de Cultura. O projeto já havia sido enviado em dezembro de 2017 como PL (projeto de lei), mas foi retirado da pauta após entendimento do setor jurídico da Câmara de que o texto deveria tramitar como PLC (projeto de lei complementar). O Fundo Municipal de Cultura já tem garantido um orçamento de R$ 500 mil para o exercício financeiro de 2018 na Lei Orçamentária Anual da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. Esses recursos deverão ser aplicados em projetos culturais apresentados por associações, empresas e pessoas físicas que incentivem a atividade artística e cultural no município de Caruaru. A lei cria, ainda, uma comissão especial formada por cinco membros da sociedade civil e cinco membros do governo, que terá o objetivo de selecionar os projetos e aprovar as respectivas prestações de contas.

Nos meses de março, abril e maio, o foco do conselho será a elaboração, discussão e aprovação da minuta do Plano Municipal de Cultura, um documento que deverá reunir princípios e metas para as políticas públicas de cultura do município para os próximos dez anos. Após a aprovação da minuta pelo plenário do CMPC, esse documento será formatado como projeto de lei, para, em seguida, ser enviado para a Câmara dos Vereadores.

No último bimestre do ano (novembro/dezembro), o CMPC terá como prioridade a realização de fóruns setoriais para eleger os novos representantes da sociedade civil que vão integrar o Conselho Municipal de Política Cultural no biênio 2019/2020.

As reuniões são abertas ao público e são realizadas na sala do Conselho Municipal de Política Cultural, localizada no Museu do Barro, a partir das 19h. Segundo o regimento interno, a reunião tem duração máxima de duas horas.

Abaixo, segue o calendário anual de reuniões ordinárias.

Fevereiro – dia 26

Março – dia 12

Abril – dia 9

Maio – dia 14

Junho – dia 11

Julho – dia 9

Agosto – dia 13

Setembro – 10

Outubro – dia 8

Novembro – dia 12

Dezembro – dia 10

Categorias: Caderno Cultural, Geral

Sobre o Autor

Esther Vivacqua

Estudante. colaboro com Clipping de notícias de culinária, dos famosos e do Caderno Cultural no Jornal de Caruaru. Algumas imagens e matérias são de fontes diversas (internet). Caso você seja o detentor dos direitos de algum vídeo, imagem, texto ou qualquer outro conteúdo publicado e seja contrário a exibição em nosso site, favor entrar em contato conosco através do e-mail: [email protected] para que possamos retirar ou incluir os devidos créditos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*